VPN

Virtual Private Network

O que é uma VPN corporativa?

As VPNs corporativas, às vezes chamadas de VPNs em nuvem ou VPNaaS, são adições essenciais às redes organizacionais que permitem que empresas de qualquer tamanho acessem seus recursos com facilidade e segurança, sejam hospedados localmente ou na nuvem. 

O objetivo principal de uma VPN corporativa é fortalecer esses ativos e recursos confidenciais – que podem incluir clientes internos e sistemas de vendas, aplicativos SaaS e armazenamento de arquivos local para funcionários que agora os acessam de muitos dispositivos diferentes e em locais desconhecidos (e potencialmente inseguros) como conexões Wi-Fi.

Com integração perfeita das soluções mais usadas, como Amazon Web Services, Salesforce, Microsoft Azure e até mesmo o G Suite do Google, as melhores VPNs corporativas oferecem às organizações em crescimento uma maneira simples e escalável de construir um escritório remoto seguro de baixa latência. 

Os funcionários são livres para se conectar às ferramentas necessárias para suas funções quando e como quiserem, simplesmente fazendo login na solução VPN de sua empresa por meio de um aplicativo da Web, desktop ou móvel antes de receber acesso. Depois, o túnel criptografado criado entre o dispositivo escolhido e a rede permite que eles naveguem na web e trabalhem com segurança.

Qual é a diferença entre uma VPN corporativa e uma VPN auto hospedada?

As Redes Privadas Virtuais percorreram um longo caminho desde sua introdução no mercado há quase 30 anos, quando o Protocolo de Tunelamento Peer-to-Peer foi inventado. Agora, as empresas aproveitam os mesmos conceitos básicos, mas começaram a consumir esse utilitário como um serviço, em vez de precisar instalar o hardware VPN no local antes de ver o valor. 

Essa transformação é um peso para as equipes de TI, pois elas podem integrar facilmente um serviço VPN empresarial completo em toda a rede sem instalação, configuração ou manutenção de hardware caras. 

A integração, o gerenciamento e a visibilidade da rede são fáceis com um único painel de administração, e o provedor de VPN é responsável por todas as correções e manutenção.

Essa nova realidade liberou as equipes de TI e permitiu que elas se concentrassem em tarefas mais produtivas, e os gerentes de TI também descobriram que as soluções VPN corporativas também são uma ferramenta crucial de redução de custos.

Ao hospedar a VPN de sua organização com um provedor terceirizado de alta qualidade, o CTO de uma organização pode orçar facilmente para sua equipe e esperar uma experiência estável, segura e de baixa latência para trabalhadores remotos. Com um modelo previsível baseado em assinatura, transparência sobre que tipo de hardware o provedor usa e onde ele reside geograficamente e qual é a política de registro, é fácil prever uma qualidade de serviço específica.

Embora seja verdade que algumas organizações ainda podem preferir VPNs auto-hospedadas, uma vez que, apesar de seus altos custos, essas soluções VPN fornecem maior controle, a variedade e a qualidade das VPNs corporativas modernas combinam com as alternativas em todos os aspectos. Nos melhores exemplos de VPN corporativa, os clientes podem prever uma equipe de suporte dedicada e altamente qualificada e uma matriz global de nós de servidor que significam conexões mais rápidas em qualquer lugar.

Eles também terão detalhes de nível granular de desempenho de hardware e os tipos de criptografia fornecidos, sem mencionar uma VPN corporativa que é infinitamente mais escalável do que se fosse auto-hospedada. Para organizações que estão crescendo, essa preocupação é primordial.

Como funciona uma VPN corporativa?

As VPNs corporativas concedem aos funcionários de uma organização acesso seguro aos seus recursos vitais: aplicativos SaaS baseados em nuvem, arquivos e armazenamento de dados e muito mais. Tudo o que os funcionários precisam fazer para obter acesso à rede é abrir o aplicativo VPN corporativo na área de trabalho do computador, pela Web ou pelo smartphone ou tablet. Em seguida, a VPN estabelece uma conexão segura usando o protocolo de segurança da Internet (IPsec) site a site, que reside na camada 3 do modelo Open Systems Interconnection (OSI). O IPsec funciona para implantações de acesso remoto e rede a rede para ativar túneis criptografados entre pares que enviam dados entre si.

Em redes IP (Internet Protocol), as chaves de segurança IPSec criptograficamente seguras criam um protocolo para que os clientes autentiquem mutuamente suas comunicações no início e durante uma sessão. Ao confiar nessa ideia, VPNs em nuvem, VPNs corporativas e VPNaaS permitem que duas redes sejam conectadas como se fossem um roteador de hardware. Os gerentes de TI também são capazes de delinear regras específicas e políticas de rede em ambientes locais e de nuvem, e isso é feito mais facilmente por meio do cliente em vez de uma configuração demorada.

Por que mudar de uma VPN de consumidor para uma VPN corporativa?

Atualmente, é quase impossível encontrar uma organização que não tenha uma rede híbrida em nuvem, e isso por si só justifica a necessidade de uma VPN corporativa em vez de uma VPN tradicional. Mais de 96% das empresas incorporaram algumas plataformas baseadas em nuvem em seus fluxos gerais de negócios, sejam aplicativos, armazenamento de arquivos ou outros sistemas cruciais que mantêm os negócios no preto. Além disso, o início do 5G encorajou as organizações a permitir cada vez mais trabalho remoto e políticas de BYOD (Traga seu próprio dispositivo). Isso mudou significativamente a forma do perímetro de rede moderno e exige que as equipes de TI instalem uma solução de segurança de rede completa e holística que cubra esse enxame mais numeroso e diversificado de endpoints.

As VPNs inventadas há décadas simplesmente não são compatíveis com essa realidade. Embora ainda sejam um tanto relevantes e forneçam acesso criptografado, o esforço e o dinheiro necessários para se adequarem às redes modernas de nuvem híbrida são um enorme obstáculo. Há também a ideia de que as VPNs tradicionais permitem que os usuários percorram todos os cantos da rede de uma organização, sem segmentação integrada e recursos de gerenciamento de acesso baseados em políticas necessários para reduzir violações de dados internos. Infelizmente, isso ocorre mais do que nunca e representa um problema para organizações focadas em conformidade.

Independentemente de violações intencionais de dados internos, a abundância de funcionários remotos, dispositivos e fontes de Wi-Fi públicas inadequadamente protegidas cria mais lacunas na segurança da rede. A única maneira de combater os riscos que ocorrem quando um funcionário trabalha em um café, por exemplo, é confiar em soluções de segurança centradas no usuário em vez de centradas no perímetro. As VPNs corporativas colocam o foco de volta nos usuários que navegam em uma rede e eliminam a ideia de que, uma vez que alguém tenha acesso, eles são confiáveis ​​com todos os recursos que podem colocar em suas mãos.

Abandonando a noção de segurança, as VPNs corporativas também são elogiadas por sua relação custo-benefício e capacidade de aumentar a produtividade. As VPNs corporativas oferecidas como serviço oferecem integração perfeita, visibilidade de rede onipresente, menor latência e outros benefícios mais favoráveis ​​em termos de escalabilidade. Quando se trata de tachinhas, a migração de uma solução VPN tradicional para uma VPN corporativa é uma etapa fundamental na instituição de uma política de segurança de rede ágil e rígida.

Proteja os recursos da sua organização

Os protocolos de encapsulamento IPsec estabelecem uma conexão segura entre os dispositivos dos usuários e os recursos de rede, assim que eles fazem login no cliente VPN. Isso garante que apenas usuários e dispositivos autorizados possam se conectar.

O acesso total para trabalhadores remotos inclui a capacidade de se conectar de qualquer lugar e a qualquer momento e compartilhar dados com segurança. Aqueles com a capacidade de se conectar já estão autorizados, portanto, a supervisão é reduzida ao mínimo.

Uma das maiores vantagens de uma VPN corporativa é que ela é compatível com a nuvem e independente da nuvem, o que significa que pode se integrar perfeitamente aos produtos mais populares, como Salesforce, AWS e outros.

SOLICITE JÁ SEU ORÇAMENTO